Compliance empresarial
O programa de Compliance tem demonstrado ser cada vez mais necessário para as empresas em geral, tendo sido, inclusive, um assunto bem fomentado atualmente no mercado.
Referido programa, caso seja correta e integralmente cumprido, traz maior segurança para todas as áreas e setores da empresa, objetivando evitar práticas indevidas que por vezes trazem perdas irreparáveis, dentre outros pontos negativos que a empresa possa vir a sofrer.
Temos como ideias “mestras” do programa de Compliance prever as políticas, normas e diretrizes estabelecidas para as atividades da empresa, proteger os funcionários e detectar (controlar), remediar (reagir) e revisar (aperfeiçoar) algum descumprimento que tenha ocorrido dentre as referidas normas legais e regulamentares.
Por meio do Compliance, é possível envolver questões que dizem respeito a várias áreas, em especial área fiscal, contábil, trabalhista, ambiental, e até mesmo judicial, tendo como vantagens a prevenção de riscos, identificação antecipada de ilicitudes nos concorrentes, melhora da boa imagem da empresa na visão dos trabalhadores, maior credibilidade aos consumidores, fornecedores e investidores, proporcionando conscientização dos funcionários, redução de custos e contingências.
Dessa forma, um programa de Compliance bem estruturado e devidamente aplicado no mercado empresarial se apresenta como uma ferramenta eficiente na manutenção da ordem, aplicação de políticas, efetivação das normas e diretrizes, bem como no combate às práticas irregulares que podem prejudicar a empresa como um todo e que de outra forma não seriam descobertas.
Posts Recomendados
Última chamada para a implementação da LGPD!
2 de agosto de 2021
Acordos de Lealdade no Âmbito Societário
16 de fevereiro de 2021
Site oficial da Autoridade Nacional de Proteção de Dados já está no ar
10 de dezembro de 2020